Compartilhe este conteúdo com alguém....
Aceita ou não a existência de um “Inferno”, de um “diabo”, de um “céu” ? e como são estes lugares e entidades ?

Aceita ou não a existência de um “Inferno”, de um “diabo”, de um “céu” ? e como são estes lugares e entidades ?

Resposta na visão do Espiritismo:

Se Deus criou todas as almas em igualdade absoluta de condições, não poderia ter criado umas perfeitas e outras imperfeitas (resposta 5). Via de conseqüência, Deus não criou uns bons outros maus, por isto não existe diabo ou satanás, dentro da Doutrina Espírita, como se fossem entidades voltadas eternamente para o mal. Não há por isto lugares determinados como o “inferno”, onde as almas
más permanecem para sempre sob o domínio do Diabo, ou “céu”, onde as boas fiquem no gozo da paz eterna, adorando Deus.

Para a Doutrina Espírita as almas dos mortos se ligam umas às outras, em famílias espirituais, em razão da sintonia de gostos e preferências ou tendências comportamentais, ligadas pela afinidade fluídica decorrente da natureza do seu corpo espiritual ou perispírito. Conseqüentemente os lugares onde vivem são de níveis vibratórios diferentes, por força da maior ou menor densidade fluídica, e cada uma será mais infeliz e sofredora, ou mais feliz e ditosa, conforme o resultado de suas
atividades anteriores. Foi o que se disse na resposta 4.

Resposta na visão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Mórmons:

Satanás existe. Você sabe que o Evangelho não teria nenhum sentido se não houvesse uma oposição, a oposição faz parte do Evangelho. No próprio trecho
da vida de Adão e Eva, Satanás foi a oposição tentando Adão a ingerir o fruto que lhe daria o corpo, permitindo assim ao homem conhecer a si mesmo. Corpo este que o Satanás nunca terá. E, sobre a existência de um inferno ou céu, o céu será o lugar de destino dos homens que seguiram em obediência às leis divinas, e o inferno aonde irão aqueles que estão em aflição por não terem seguido as referidas leis.

Resposta na visão do Judaísmo:

Não existe inferno, nem céu. Não existe uma distinção geográfica, muito pelo contrário. O céu é aquilo que nós criamos aqui na Terra, quando fazemos coisas boas em prol do nosso próximo. O inferno é quando vivemos uma vida egoísta aqui.
Não existe um inferno lá, muito menos um paraíso lá. Tudo que existe é aqui. É verdade, sabemos muito mais sobre a vida do lado de cá do túmulo, do que do lado de lá.

Resposta na visão do Islamismo:

O Islam aceita e aprova a existência do inferno para almas ruim entre elas o satanás e a mesma forma aprovamos o paraíso como o lugar dos que eram bons nesta vida.

Resposta na visão das Testemunhas de Jeová:

Conforme já explicado na resposta da pergunta 4, alma e espírito não possuem consciência após a morte do indivíduo, de forma que não poderiam ser lançados num “inferno”

A palavra “inferno” se encontra em muitas traduções da Bíblia. Nos mesmos versículos, outras traduções rezam “a sepultura”, “o mundo dos mortos”, e assim por diante. Outras versões simplesmente transliteram as palavras da língua original, isto é, expressam-nas com letras do nosso alfabeto, mas deixam as palavras sem tradução. Que palavras são estas? A palavra hebraica Seol e o seu equivalente em grego Hades, palavras estas que não se referem a um lugar individual de sepultamento, mas à sepultura comum da humanidade morta. Também a palavra Geena, que é usada como símbolo da destruição eterna.
Entretanto, tanto na cristandade como em muitas religiões não cristãs, ensina-se que o inferno é um lugar habitado por demônios e onde os maus, após a morte, são castigados (e alguns acreditam que sejam com tormento).

A bíblia diz que a conseqüência do pecado é a morte (a não-existência), e não o
“tormento do fogo do inferno” (Romanos 6: 23). Em contraste, a recompensa para
os justos será a vida eterna aqui mesmo na terra, como era o propósito original de Deus
( Mateus 5: 5).

Resposta na visão do Catolicismo:

O inferno ou o paraíso, não são dois lugares, mais dois modos de viver, que atingem a vida dos homens e dos espíritos: viver com Deus ou sem Deus. Viver
com Deus é viver na graça e alcançar a felicidade perfeita no céu, na contemplação de Deus, uno e trino. Viver sem Deus é viver sem estado de auto-exclusão definitiva da comunhão com Deus, numa aversão voluntária a Deus e persistir nela até o fim. Com a palavra “inferno” a Igreja quer designar este estado de morte.

Resposta na visão da Igreja Presbiteriana:

Quando nós falamos de lugar sempre estamos limitados as nossas concepções tridimensionais de vida. Ali, acolá, ontem, hoje, amanhã, ao sul, ao norte, etc… portanto isto é uma abordagem muito limitada.

Então, onde fica o céu ? onde fica o inferno ?

Não cremos que seja por este caminho. A nossa regra de fé é a Bíblia. A Bíblia fala de céu e fala de inferno, mesmo que não entendamos, estes não deixarão de existir.

Agora, do ponto de vista conceitual e racional, será que o céu e o inferno não são lugares e sim estados espirituais ? ou seja, você entra neste estado pelo o que você fez na terra. Portanto, se me perguntar onde está fisicamente localizado o inferno ou céu eu
não saberia responder, mas sei que ambos começam a partir daqui.

Concluindo: Ninguém entra no céu a força, bem como ninguém é forçado a se perder. A
graça de Deus para com o homem desde o primeiro Natal é contínua.

Resposta na visão da Religião de Deus:

Respondemos essa questão lembrando o que o Cristo ensinou no Seu Evangelho e Apocalipse: “a cada um será dado conforme as suas obras”. Não
existe um inferno eterno, há zonas de sofrimento onde os espíritos ficam padecendo, em virtude de suas falhas, até compreenderem que a paz que procuram Deus lhes pode oferecer, mas só a recebe quem a busca. O que fazemos de errado tem que ser consertado por nós mesmos. Isso não significa que estejamos condenados a sofrer eternamente os efeitos de um desvio episódico no cumprimento das Leis Divinas. A oportunidade de correção nos é
dada através da lei universal da reencarnação. “A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.”

Assim como existe na Terra, países, continentes, cidades, colônias, etc. também é assim no mundo espiritual, contudo com diferentes graus de elevação, dependendo da condição dos espíritos que habitam esses lugares. Jesus Cristo ensinou que o reino de
Deus está dentro de nós(espírito). Ele também nos fala de um novo céu e nova terra, que vêm a ser um estado de espírito, que conquistaremos pela nossa dedicação ao bem.
Esse estado pode ser vivido tanto estando em corpo ou em espírito.

Satanás vem a ser o próprio homem quando vive fora das leis de Deus. Satanás deixará de existir quando for extirpado de todos os corações toda a iniqüidade, toda a maldade.

Afirmamos que não há um inferno eterno, pois Deus, que é amor, não destinaria as suas criaturas ao sofrimento eterno. A Divina Misericórdia permite que as pessoas se redimam, possibilitando-lhes o renascimento (ou reencarnação) para corrigirem seus erros.

Resposta na visão da Umbanda e Candomblé:

Se tomarmos a palavra “inferno” como uma faixa vibratória espiritual destinada a recolher os espíritos viciados, desequilibrados, vingativos, etc., então a Umbanda aceita sua existência. Agora, nós entendemos este mistério somo sendo regiões astrais regidas pela Lei Maior, onde os espíritos passam por descargas emocionais intensas antes de retornarem à senda reta e luminosa que conduz aos níveis vibratórios positivos, descritos como “céu” por outras religiões.

Quanto à figura de “Satanás”, ela pertence a outras religiões. Nós entendemos que o “baixo astral” é regido por mistérios ocultos indissociáveis
da Lei Maior e da Justiça Divina.

Resposta na visão da Igreja Adventista do Sétimo Dia:

Primeiro. A palavra inferno vem do hebraico Sheol. Sheol era o termo utilizado para designar o lugar onde seriam colocados todos aqueles que não tem um lugar para serem sepultados. Na época bíblica conseguir um túmulo era muito mais difícil do
que hoje. Não haviam cemitérios públicos como hoje. Então, no caso da morte de um indigente, o estado não se preocupava como hoje em enterrar alguém.

Portanto, cada município tinha um Sheol. Sheol então era um vale que era utilizado para serem “jogados ou depositados” os corpos desses indigentes ou malfeitores.
Porque falei sobre Sheol ? porque cada vez que a palavra Sheol aparece na Bíblia, ela é traduzida por inferno.

Daí então pode se concluir de onde vem a lenda do inferno. Nós não cremos que exista um lugar abaixo da terra, uma caldeirão muito grande, onde todos que não prestam são jogados lá. É como história do Saci Pererê. Portanto, o medo do inferno vem literalmente do medo de ir para um tipo de Sheol. Ninguém quer ir para lá. É interessante que o jovem considere a passagem bíblica em Ezequiel 37 para entender a existência desses vales Sheol (Visão do Vale de Ossos Secos).

E toda lenda ao redor de fogo de inferno nada mais é do que o fogo da purificação, que limpará da Terra o pecado. A lenha desse fogo hoje é o pecado. Quando o pecado deixar de existir, o fogo se apagará.

Segundo. Quem então é Satanás ? Foi um anjo de luz – Lúcifer – que o deixou-se alimentar do ego de um dia ser parte ou o próprio Deus. Dizem os teólogos que o egoísmo é a raiz de todos os pecados.

Deus é diuno (Pai, Filho e Espírito Santo). Os três Seres formam apenas um grande Ser.
Satanás queria então ser um desses seres. Alguns profetas disseram que ele queria ser o próprio filho de Deus.

Deus então expulsou Lúcifer do céu para definir o seu próprio futuro, com a terça parte dos anjos e sua tentativa de criar um mundo melhor do que o de Deus. Lúcifer então deixou de ser um anjo de luz – Lúcifer – para ser o próprio Satanás. Que perdeu
metade dos seus poderes e o seu cargo de líder dos anjos, cargo este ocupado hoje pelo anjo Gabriel.

E por último. Sobre o Céu e os bons espíritos ? simplesmente é o contrário de tudo o que falamos até agora para esta pergunta.

A única coisa que gostaria de ressaltar é que o Céu é um espaço físico. Agora, aonde ele existe ? existe no infinito.

Apóstolo Paulo fala na existência de sete céus. E acima do sétimo céu está o trono de Deus. A visão ser humano não consegue ultrapassar ao primeiro céu: astronomia, naves espaciais, etc…

Somente no retorno de Cristo é que Deus diz que morará conosco. E isto é o maior privilégio que poderíamos receber.

Resposta na visão da Assembleia de Deus:

Não podemos negar a existência do céu e do inferno, muitos acham isso uma história fantasiosa, não dão o verdadeiro crédito ao assunto, mas à luz da Bíblia não se pode esconder tais realidades:

  • Céu: Jesus disse: »JOÃO 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Em Provérbios no capítulo 15 versículo 24 está escrito: “para o entendido, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está em baixo.”
  • Inferno: “Serpentes, raça de víboras! como escapareis da [condenação] do inferno? (são Palavras de Jesus).

Conforme alguns trechos da bíblia o Céu é um lugar de gozo paz e alegria, enquanto que o inferno é um lugar de dor tristeza e tormento eterno. Numa certa
ocasião Jesus contou uma parábola que é perfeita para explicar este assunto. Ver Lc 16:19-31 (Atenção muito cuidado ao ler).

Sim, acreditamos NA existência de satanás, o inimigo dos homens. Ele veio para roubar, matar e destruir. (Jo 10:10)

Resposta na visão da Igreja Batista:

Sim, cremos no inferno e em satanás. A bíblia ensina que nem olhos viram e nem ouvidos ouviram o que Deus tem preparado, dessa forma querer definir ou
detalhar céu e inferno é impossível, a não ser afirmar que céu vai ser em um lugar onde a presença pessoal de Deus é certa e inferno é exatamente o contrário. Satanás é um anjo criado por Deus e, por causa do orgulho, quis assumir o lugar de Deus, por
isso, foi condenado eternamente e será, um dia, aprisionado no inferno.

Resposta na visão do Budismo:

Não há no Budismo termos como “Satanás”, “céu”
ou “inferno” no sentido que foi citado.

Resposta na visão da Seicho-No-Ie:

No mundo espiritual, os espíritos se agrupam e vivem segundo o grau de evolução de cada um, havendo vários níveis de classificação. Entretanto, mesmo os espíritos rudes de mais baixo grau, não quer dizer que são necessariamente maus, embora o ambiente que vivem possa assemelhar-se a um inferno. Céu e inferno, na verdade são estados mentais do homem que se projetam no ambiente e se manifestam concretamente, sob a forma de inferno ou paraíso. A Seicho-No-Ie não fala de Satanás, mas, como simbologia do mal, ele não
existe verdadeiramente.

Resposta na visão da Hare Krishna:

Abaixo do plano da Terra existem os planetas inferiores, ou infernais, cada um deles contendo um tipo de “castigo” correspondendo a um tipo de
atividade pecaminosa. Após a morte, a alma é levada pelos Yamadutas, servos de Yamaraja, quem julga as atividades para dar os castigos respectivos. Yamaraja não é ruim, ele apenas cumpre sua função. O “céu”, como os católicos dizem, são planetas superiores em que as pessoas desfrutam de suas boas ações até chegar o momento em que sua cota se esgote e ele tenha que tomar um outro corpo.