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O que um adepto deve fazer para garantir a perfeita e eterna paz ? O que é mais importante: Caridade ou Fé?

O que um adepto deve fazer para garantir a perfeita e eterna paz ? O que é mais importante: Caridade ou Fé?

Resposta na visão do Espiritismo:

O Espiritismo não tem opinião, tem princípios. A idéia de perfeita e eterna paz como ensina a Igreja (Católica, Protestante, Islâmica, …), não existe no Espiritismo. Os Espíritos que evoluíram até o nível de puros, nunca atingem à perfeição absoluta e, nesta condição, não ficam em permanente estado de adoração a Deus, mas são seus mensageiros e auxiliares, trabalhando na sustentação e organização da vida universal.

A fé robusta é de suma importância para a alma confiar e alcançar seu futuro, mas este futuro, somente será atingido com a prática da caridade, tanto a material, quanto a moral.

Resposta na visão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Mórmons:

Estas duas coisas são debatidas hoje em dia e estão intimamente ligada uma a outra. Para isto vale lembrar uma história de Lawrence Scott, um grande
poeta inglês. Ele em certa ocasião passou por um dos lagos na Inglaterra, pegou um d´aqueles barcos que servem de balsa que vão de um lado para outro. Notou que estava escrito num dos remos Fé e no outro Obras. E ele ficou curioso com aquilo e perguntou: o senhor poderia me explicar o quê que é isto ? e o barqueiro simplesmente calou-se e
começou a remar só com um remo. Remava, remava e o barco não saia do lugar. Depois pegou somente o outro remo e fez o mesmo, entretanto, o barco persistia em não sair do lugar e rodar em círculos. Após ter feito esta experiência, pegou os dois remos e remou, levando assim o barco para o outro lado do lago. Com isto fez o Sir Lawrence Scott concluir que a fé sem obras é morta.

O apóstolo Santiago fala sobre isso, tem muita gente pregando a caridade, sopa disso, sopa d´aquilo, e se esquece da fé que é uma coisa tão importante e fundamental. E que a fé está intimimamente ligada ao arrependimento, e o arrepedimento é o batismo. Não importa a igreja, tem muita gente do espiritismo fazendo uma ótima obra, batista, católica, que têm a sua maneira, mas o importante é que haja esta união entre a fé e as obras.

Resposta na visão do Judaísmo:

Na nossa opinião são as duas coisas, caridade e fé. Ele precisa ter fé, mas ter uma fé que o leva a praticar a caridade. A fé não pode ser teórica, tem
que ser existencial. Obviamente, a prática é mais importante do que a teoria. O Judaísmo não é uma teoria, é uma vivência que tem que ser vivida.

Resposta na visão do Islamismo:

Crer em Deus e cumprir todos os deveres, e a fé e a boa ação andam juntas e não serve uma desligada da outra.

Resposta na visão das Testemunhas de Jeová:

A paz é um dos frutos do espírito de Deus (Gálatas 5: 22) Não significa apenas estar livre de guerra ou conflito, mas também contem a idéia de saúde, segurança, bem estar, realização. Jeová é o Deus de paz e a fonte da verdadeira paz (1 Coríntios 14:16). Portanto, a verdadeira paz só pode ser conseguida por aqueles que estão em paz com Deus. Resulta da preciosa relação que um cristão desenvolve com Deus.
Além de possibilitar boa relação com outros, evita com que a pessoa se torne ansiosa pelas suas necessidades pessoais já que tem a garantia de Deus sobre a provisão de suas necessidades e de que suas orações serão respondidas.

Quanto a questão de ser mais importante a caridade ou a fé, bem, “caridade” é um termo que tem sido relacionado a esmolas e donativos, no entanto, em algumas versões da Bíblia foi usada como tradução da palavra grega agape, que nas traduções mais recentes é vertida mais corretamente por “amor”. Portanto, entendo que a pergunta refere-se a se é mais importante o amor ou a fé. A fé e o amor também são alistados junto com a paz como frutos do espírito de Deus, no entanto, a fé alicerçada
no entendimento da palavra de Deus está para ter um cumprimento em breve, ou seja, embora
tenhamos de ter fé agora, ela será substituída pelas realidades do cumprimento da palavra de Deus. Em contraste com isto, o amor estará eternamente presente na vida de todos os que procuram servir a Deus. Assim sendo, o amor tem um valor superior.

Resposta na visão do Catolicismo:

A norma geral par ao homem viver bem é: “fazer o bem e evitar o mal”. Por sua vez, os cristãos devem observar os mandamentos, praticar os ensinamentos de Cristo, amando à Deus (fé) e ao próximo (caridade), sem nunca desistir, mas permanecendo sempre fiéis (esperança). A fé, a esperança e a caridade são as três virtudes que devem sempre acompanhar o homem. Mas das três a maior, diz São Paulo, é a caridade.

Resposta na visão da Igreja Presbiteriana:

O apóstolo Tiago diz que a fé sem as obras é morta. É a presunção humana. É construir por sí só um caminho ao céu, então, se eu posso construir por mim mesmo um caminho e alcançar uma dimensão superior, prá que Deus ?

Se o homem pode evoluir através de sucessivas reencarnações ou gerações, ele vai purificando-se e conseguindo uma dimensão superior, então, se a reencarnação existe logo todos nós seriamos deuses um dia. Nós não cremos nisto.

A Bíblia diz que ao homem está determinado que morrerá apenas uma só vez vindo em seguida o Juízo (Hebreus 9).

Resposta na visão da Religião de Deus:

Só encontrarão a paz verdadeira aqueles que se integrarem perfeitamente nos ensinamentos do Divino Mestre Jesus, independente da religião a que
pertença, pois Ele mesmo ensinou: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se
atemorize”(João, 14:27). É oportuno lembrar o que cantaram os anjos da milícia celestial quando do nascimento do Cristo “Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos de Boa Vontade”. A paz legítima nascerá do coração limpo do homem, ensina Paiva Netto. Portanto, essa limpeza só será alcançada pela vivência do Novo Mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. É o que a Religião de Deus prega, dentro do Ecumenismo Irrestrito, para seus seguidores.

Quanto à caridade e à fé, só se comprova que temos uma com a existência da outra.
Compara-se um barco com os seus remos, se for remado apenas de uma lado ficará circulando, contudo para seguir a sua direção será preciso que os remos existentes nos lados sejam manuseados de forma que permita a sua locomoção. O próprio Jesus deixou claro em Seu Evangelho-Apocalipse que a cada um será dado de acordo com suas obras, as
quais são resultantes da Fé, com um acréscimo importante: Realizante, ou seja, Fé Realizante, pregada pela Religião Divina. As pessoas que dizem não acreditar em Deus e nem terem Fé, podem se surpreender acreditando em Deus de forma diferente, por exemplo, acreditando e exercitando a caridade, a solidariedade, a compreensão, o perdão, o amor, que são sinônimos de Deus, que é Amor, na definição de João Evangelista, inspirado
por Jesus.

Resposta na visão da Umbanda e Candomblé:

Para garantir uma perfeita e eterna paz, um adepto deve viver sua vida de forma regrada e virtuosa, pois só assim alcançará esta paz ainda aqui, no plano
material.

Caridade é sinônimo de obra. Logo, obra desprovida de fé é só realização. E fé sem obra é um sentimento estéril. Portanto, caridade e fé caminham juntas no universo religioso umbandista.

Resposta na visão da Igreja Adventista do Sétimo Dia:

Primeiramente, a Bíblia não separa a caridade e a fé numa dicotomia completa. É impossível separar qualquer coisa que não tenha o início no amor. A
caridade e a fé são parte do amor, bem como o amor não é só um deles.

Qualquer coisa que seja perfeita e eterna tem que vir de Deus, certo !? Somente Deus é perfeito e eterno.

Para conquistar uma eterna e perfeita paz, basta o adepto ter uma relação perfeita com Deus. Na proporção em que esta relação cresce, ou seja, a comunhão, maior será a paz e a garantia de vida eterna que este conseguirá.

Agora, se eu não dou ao meu corpo hábitos sadios para ser o templo de Deus vivo, e começo a prejudicar o meu corpo, atos não saudáveis, então, com tudo isto eu começo a me distanciar de Deus. Por exemplo, um viciado em drogas, por que ele tem uma vida tão difícil ? porque ele esqueceu que o corpo dele é o templo do espírito santo. Como se o
corpo fosse apenas dele para fazer o que lhe der vontade.

Quando eu percebo que não devo viver apenas em função de mim, e permitindo que Deus esteja acima de tudo, a partir desse ponto, não teremos problemas de saúde, financeiro, sentimentais, etc…

Podem então me perguntar: quer dizer que aqueles que estão na igreja não têm problemas ? Têm sim, mas não são meus problemas. São problemas de Deus. Ele toma conta do problema.

Então no final disso tudo o que é mais importante ? A fé sem obra não existe. A obra sem fé é fria e dura. Portanto, um não anda sem o outro.

Resposta na visão da Assembleia de Deus:

As duas coisas são importantes e imprescindíveis NA vida de um cristão. Sem amor ou caridade ninguém verá a Deus, e sem fé é impossível agradá-lo.
Jesus resumiu os mandamentos em: – amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. (pense nisso). E sobre a fé é impossível agradá-lo, sem tê-la.

Hb 11:6 Ora, [sem fé] é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam“.

Resposta na visão da Igreja Batista:

Garantir a perfeita paz só em comunhão com Deus, através da leitura da bíblia e oração. Porém, a vida do cristão deve ser em viver o que a bíblia diz e
não só lê-la. A fé, crer no que Deus diz através da bíblia é o fundamento, porém, se você crer e não praticar, revela que você não acreditou tanto, não? A obra (ou caridade) é fruto da fé.

Resposta na visão do Budismo:

Segundo os ensinamentos do Mestre Shinran, Mestre japonês fundador da nossa Escola, somos seres carregados de “BON-NÖ”, ou seja, paixões mundanas, por exemplo: ciúme, inveja, gula, egoísmo, apego, etc. etc. etc. essas paixões
mundandas impedem que vivamos sempre em paz. Podemos ter momentos de paz mas são passageiros. Uma das características dos ensinamentos do Mestre Shinran é a auto-crítica, ou podemos usar também o termo auto-conhecimento no sentido de “olharmos” para dentro de nós e percebermos nossas paixões mundanas.

Assim como o Buda na Índia pregou a todos, o conhecimento interior é muito importante
para adquirirmos sabedoria sobre nós mesmos e também alcançar a paz tão almejada.

A caridade e a fé são muito importantes. No Budismo o ato de dar (caridade) é uma forma
de se dissolver do egoísmo, uma das causas do sofrimento de todos nós, seres humanos.

No Budismo a fé é considerada como um degrau na escada para se atingir a sabedoria. Em outras palavras, o Budismo é uma escola gnóstica, isto é, em que o homem se salva ou se realiza através da sabedoria, e não tanto na fé.

A fé também existe no Budismo, mas como o primeiro degrau da escola que sobe até a
perfeição da sabedoria.

Em japonês fé é “Shin”. Há também o termo “Shindin” que significa “Mente Confiante”. A fé é usualmente considerada como a faculdade da mente em que vê, recebe e confia nas coisas da religião.

O Mestre Shinran escreveu a seguinte definição de fé: “a fé é o fundamento do Caminho e a mãe da virtude.”

Resposta na visão da Seicho-No-Ie:

Na medida que se pratica a oração através da qual a pessoa se coloca em comunhão com Deus, adquire paz interior e pode viver uma vida de perfeita harmonia. A caridade é uma virtude suprema e na medida que a pessoa a pratica, sua fé se torna mais forte e inabalável. Não se pode dizer qual delas é mais importante.

Resposta na visão da Hare Krishna:

Dentro de cada ser vivente existe uma alma individual, possuidora de suas características pessoais. Não somente os seres humanos possuem almas, todos os seres vivos também, isso é uma coisa que muitos se confundem. Após a morte do corpo material, a alma sai do corpo e, de acordo com suas atividades, ela vai para planetas superiores ou
inferiores. A diferença de um corpo vivo para um morto é a presença ou ausência de uma consciência: a alma.